quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Bate-Papo 3

Olá galera! ^^

Hoje venho fazer alguns comentários acerca do modo como as editoras andam escolhendo os mangás a serem publicados no Brasil.

Não estou dizendo que sei mais que eles, só estou expressando a minha opinião, que pode muito bem ser igual a de outras pessoas pelo Brasil afora, né?!

É fato que cada vez mais mangás aportam no nosso país e isso é bom, mas o critério utilizado me traz algumas dúvidas... Por exemplo, ultimamente quando ouço a notícia de algum lançamento, a primeira coisa que percebo é: o mangá em questão ainda está sendo publicado no Japão!

Tudo bem que alguns acham isso ótimo, eu também gosto de alguns, mas vamos fazer uma retrospectiva... Esse é o meu ponto de vista, mas se eu estiver errada, me avisem, viu?! =D

Nos primórdios, quando os mangás começaram a ser publicados por editoras corajosas, eles apostavam nos mangás de renome, verdadeiros clássicos desse nosso tipo de literatura, como: Dragon Ball, Sakura Card Captor, Guerreiras Mágicas de Rayearth, Cavaleiros do Zodíaco, etc.

Logicamente que eles escolheram a dedo esses títulos porque vários de nós já eram apaixonados por eles desde que o anime foi passado na tv aberta, certo?! Era uma tática para que o mercado fosse bem visto e começasse a ganhar vida! e deu certo! =D

Depois de um tempo publicando mangás com temáticas parecidas, eles começaram a apostar em ramos um pouco menos conhecidos, ou seja, menos usuais, como yaoi, terror e hentai. O que também é ótimo, já que todo mundo tem gostos diferentes e os otakus de plantão sonham em ter seus títulos preferidos na prateleira, né?! ^^ Algumas polêmicas foram geradas, mas todas superadas! ainda bem! ;]

Assim, com a cultura japonesa difundida, principalmente através da internet, e com os encontros de anime cada vez mais populares nas capitais. As editoras apostam em títulos cada vez mais novos e que estão bombando no Japão.

O problema disso é: Os lançamentos ficam cada vez mais espaçados: bimestralmente, semestralmente ou sabe-se lá quando, como é o caso dos volumes brasileiros que já alcançaram o volume japonês, e por isso nós temos que ficar esperando o autor escrever mais capítulos.

Por isso eu acho que nossas editoras deviam também comprar títulos mais ou menos antigos, longos e COMPLETOS, assim, poderíamos comprar esses últimos mensalmente, o que nos faria esperar com mais suavidade os que estão sendo feitos. Alguns exemplos seriam: Hana Yori Dango (1992/2003), 20th Century Boys (1999/2007), Beck (2000/2008), Dragon Quest (1989/1996), alguns mangás de Adachi Mitsuru como Touch (1981/1986), H2 (1992/1999) ou Katsu (2001/2005); Fist of The North Star (1983/1988), Nodame Cantabile (2001/2010), Kimagure Orange Road (1984/1987), entre outros (aceito sugestões ^^).

Só pra salientar, escrevi 'longos' porque eles andam lançando séries de até 04 volumes direto, mas os longos que é bom.... ¬¬

Bem, essas são as observações e os pedidos de uma otaku brasileira, quem concordar, levante a mão! \o/

Valeu!

^^/

Nenhum comentário:

Postar um comentário